A história da Associação Fermentelense de Assistência a Crianças e Pessoas de Terceira Idade [AFA] remonta à década de 60, quando João Nunes Geraldo elaborou um testamento em que instituía uma fundação com sede em Fermentelos, cujo objetivo seria a prestação de assistência às crianças que frequentassem as escolas primárias da freguesia e à qual legou um prédio composto por duas casas de habitação e um terreno lavradio, onde atualmente se localizam as instalações da associação.

No início da década de 80, começou-se a verificar a necessidade de criar em Fermentelos um centro de apoio a idosos, já que muitos eram os emigrantes que se viam forçados a deixar de auxiliar os pais na sua idade avançada por irem na procura de melhores condições de vida fora do país.

A mesma necessidade verificava-se com as crianças. Com os pais a terem de trabalhar para sustentar o lar, não existia um local onde pudessem deixar os filhos e algumas famílias carenciadas tinham dificuldade em garantir a satisfação das necessidades básicas aos seus descendentes.

Assim, foi com o objetivo de responder à inexistência de qualquer apoio a crianças e idosos, que um grupo de pessoas, na sua maioria mulheres, deitou mãos à obra e, de uma forma muito rudimentar, deram o primeiro passo para construir aquela que é hoje a nossa Instituição.

Em Julho de 1980 era oficializada através de escritura pública, a constituição oficial como Associação Fermentelense de Assistência a Crianças e Pessoas de Terceira Idade, passando a constar no Livro das Associações de Solidariedade Social como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública desde Agosto de 1982.

A construção do edifício da atual sede da AFA, na rua João Nunes Geraldo, torna possível a ampliação do jardim-de-infância e, em Abril de 1988, a entrada em funcionamento da resposta social de Centro de Dia. A conclusão do edifício do Centro de Dia e Estrutura Residencial para Idosos (ERI) faz com que em Dezembro de 1993, a resposta de ERI seja iniciada na Instituição.

Próxima do seu 40.º aniversário, a AFA orgulha-se de reunir cerca de 450 sócios ativos e de prestar serviço a 155 clientes nas respostas sociais dirigidas à infância e a 93 clientes nas dirigidas à população adulta idosa, contando com a cooperação de mais de 55 colaboradores.

Esta associação é dirigida por um Corpo Gerente de 17 elementos distribuídos por uma Assembleia-geral, uma Direção e um Conselho Fiscal.

É de realçar o empenho e a disponibilidade que demonstram estas pessoas, que exercem estas funções sem qualquer remuneração e sempre com o objetivo de melhor satisfazer os utentes da Associação Fermentelense de Assistência a Crianças e Pessoas de Terceira Idade.

A nossa missão

A Associação Fermentelense de Assistência (AFA) tem como missão responder às necessidades da população através de respostas sociais para a infância e para a população adulta idosa. Para esse intento tentamos proporcionar uma intervenção articulada com a comunidade, procurando o desenvolvimento de parcerias que reforcem a cadeia de valor e qualidade dos serviços prestados, tendo como área de actuação a Vila de Fermentelos e regiões limítrofes.

A nossa visão

A AFA pretende ser reconhecida pela comunidade como uma instituição de referência, baseando a sua intervenção na inovação e melhoria contínua das suas práticas e na elevação da qualidade dos serviços prestados.

Para atingir o nível de qualidade de excelência a que se propõe, esta Instituição Particular de Solidariedade Social tem vindo a apostar largamente na Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), cujas práticas, normalizadas e regulamentadas, permitem diferenciá-la das demais instituições do setor.

Os nossos valores

Os valores pelos quais a AFA se pauta são defendidos incondicionalmente por toda a instituição e pelos seus colaboradores, representando as convicções dominantes em que os mesmos dos/as colaboradores/as acreditam.

SOLIDARIEDADE – acolher com carácter solidário todos/as os/as que recorrem aos nossos serviços, respondendo às suas necessidades e especificidades.

CONFIANÇA – criar um ambiente de confiança mútua, entre nós e todos/as os/as que apoiamos.

EXCELÊNCIA – procurar a “excelência” como forma de estar, investindo em todos os serviços que prestamos à comunidade, desenvolvendo as capacidades dos/as dirigentes e colaboradores/as na procura de soluções que permitam a integração mútua de objetivos, visando antecipar necessidades e procurando igualmente exceder as expetativas dos/as nossos/as clientes.

PROFISSIONALISMO – respeitar a condição e caraterísticas de todos/as os/as clientes que apoiamos e daqueles que colaboram connosco.

ÉTICA – defendemos a ética e transparência das nossas intervenções e relações, promovendo o benefício do/a cliente/significativo/Encarregado/a de Educação e assegurando o respeito pela diferença no cumprimento da nossa missão.

INOVAÇÃO – acreditamos que a vantagem da nossa intervenção depende da nossa capacidade e determinação em inovar, procurando melhorias contínuas e aumentando a nossa eficiência e eficácia.

HUMANIZAÇÃO DE SERVIÇOS – foco no/na cliente, nas suas necessidades e expetativas, assegurando o respeito pelos seus direitos fundamentais, pela sua dignidade, individualidade, autonomia, igualdade, participação e capacidade de escolha.

QUALIDADE E MELHORIA CONTÍNUA – defendemos, em toda a nossa atuação, o cumprimento, de forma continuada, criteriosa e exemplar dos parâmetros de qualidade, procurando a eficiência e eficácia dos nossos serviços.

SUSTENTABILIDADE – Acreditamos na cooperação e no trabalho em equipa, como meio de garantir o know how, experiência e responsabilidade na execução de tarefas quotidianas, na resolução de problemas complexos e no desenvolvimento de atividades, numa perspectiva multidisciplinar para a diversidade de respostas, e no aumento da eficiência da Organização de modo a assegurar o financiamento adequado para limitar a dependência e reduzir o risco.


Órgãos Sociais



Organograma




Documentação



Planos e Relatórios


Plano de Atividades, Relatórios e Contas 2020


Plano de Atividades, Relatórios e Contas 2019


Plano de Atividades, Relatórios e Contas 2018


Plano de Atividades, Relatórios e Contas 2017

Testemunhos

Testemunhos

Foi na AFA que o meu filho, com a ajuda de quem o rodeava começou a correr e a crescer demasiado rápido. Um muito obrigada a todos da instituição, que fizeram e farão sempre parte das nossas vidas.

"Gratidão vai além de um muito obrigada, ultrapassa gentilezas e é superior a qualquer interesse... quem sabe agradecer está apto a crescer!".

Alexandra Marques Duarte

Pré Escolar