Certificação de Qualidade

A Associação Fermentelense de Assistência a Crianças e Pessoas de Terceira Idade encontra-se certificada pela Norma NP EN ISO 9001 – Requisitos para Sistemas de Gestão da Qualidade, desde o ano 2013. 
Inicialmente ficou certificada pela Norma NP EN ISO 9001:2008 e, no ano 2016, foi feita a transição para a Norma NP EN ISO 9001:2015.
Em 2022 foi renovada a certificação, estando concedida até 2025.

A certificação de qualidade surge da necessidade de diferenciar serviços de excelência, apostando na melhoria contínua.
Para tal, destacamos como essencial:
  • Fomentar uma cultura de eficiência na instituição, orientada para os resultados, redução dos desperdícios e aumento dos ganhos; 
  • Reforçar os níveis de motivação, envolvimento e autonomia dos/as colaboradores/as; 
  • Reforçar a qualidade e competitividade dos serviços prestados, potenciando-se a cultura orientada para o/a cliente; 
  • Prestar serviços de qualidade, diferenciadores e inovadores, garantindo a sua divulgação para o exterior.


Política da qualidade – AFA


Compromisso Institucional

A Associação Fermentelense de Assistência a Crianças e Pessoas de Terceira Idade (AFA), tem como objetivo prestar serviços sociais e comunitários de excelência e promover a contínua satisfação dos/as seus/suas clientes, colaboradores/as, fornecedores, parceiros e associados, tendo por base uma perspetiva holística.


Excelência dos serviços – Satisfação plena dos clientes/utentes

A AFA aposta na excelência como forma de estar, concretizando em todos os serviços que presta à comunidade as capacidades/competências dos seus dirigentes e colaboradores/as na busca de soluções que permitam uma integração mútua de objetivos, visando antecipar necessidades e procurando exceder expetativas dos/as seus/suas clientes. A AFA promove a melhoria contínua dos serviços prestados, percecionando-a como uma ferramenta para fazer sempre o melhor, estando claramente recetiva às sugestões e mudanças, encarando-as como oportunidades e nunca como problemas.

Cidadania e comunicação

A AFA manterá um comportamento ético e responsável nas relações com os/as clientes, colaboradores/as, fornecedores, parceiros, órgãos governamentais, autarquias, comunidade e meio ambiente, através de um sistema de comunicação aberta, honesta, simples e consistente.

Qualidade dos recursos humanos

A AFA considera os/as seus/suas colaboradores/as como sendo o fator chave para atingir a excelência da Instituição. Assim, promoverá o trabalho em equipa, valorizando as contribuições individuais, incentivando a sua participação na análise, preparação e implementação de ações que visem a melhoria da Qualidade.

Inovação e Sustentabilidade

A AFA garante o cumprimento dos requisitos do SGQ, dos seus processos e dos Requisitos Legais e/ou Outros Requisitos aplicáveis à sua atividade, perseguindo de uma forma permanente e consistente a rentabilidade dos recursos de que dispõe numa ótica da sua melhoria contínua e eficiência. A AFA privilegia as parcerias no âmbito do desenvolvimento e investigação social de novos serviços.

Seleção e Avaliação de Fornecedores Externos

Após serem identificadas as necessidades da AFA é feita uma prospeção ao mercado de modo a serem selecionados potenciais fornecedores externos.
A seleção dos mesmos é realizada tendo em conta os critérios de aceitação definidos pelo/a Responsável de Compras e o/a Gestor/a da Qualidade:

  • Amostras ou primeira encomenda (qualidade) / (capacidade de fornecimento)
  • Prazo de entrega estabelecido pela AFA, adequando a cada produto
  • Relação Preço – Qualidade

O/A Responsável de Compras contata os potenciais fornecedores externos e averigua o preço, condições de pagamento e prazo de entrega.
Aos fornecedores externos que apresentarem melhores condições, face às variáveis designadas acima, solicitar-se-á o envio de uma amostra, ou será feita a primeira encomenda.
Se a amostra ou material da primeira encomenda satisfizer os requisitos pretendidos, e os preços e prazos se enquadrarem no pretendido, o fornecedor é qualificado e inscrito na lista de fornecedores externos qualificados.

No âmbito do seu SGQ, a AFA efetua a avaliação anual do desempenho dos seus fornecedores externos, sejam eles de produtos ou serviços.

Critérios de avaliação dos fornecedores de produtos:

  • Qualidade geral do produto fornecido
  • Quantidade fornecida vs encomendada
  • Cumprimento dos prazos e horários de entrega
  • Produtos transportados e entregues em conformidade
  • Preço e condições de pagamento
  • Resposta a reclamações
  • Disponibilidade/flexibilidade

Critérios de avaliação dos fornecedores de serviços:

  • Cumprimento do pedido de serviço/contrato
  • Cumprimento dos horários
  • Disponibilidade e flexibilidade
  • Eficácia na resolução de problemas

A avaliação dos fornecedores é efetuada de acordo com a seguinte tabela:

Após a avaliação, serão comunicados os resultados (e a continuidade do serviço) aos fornecedores, via email.

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Joana Gil

Responsável da Gestão da Qualidade