Certificação de Qualidade

A Associação Fermentelense de Assistência a Crianças e Pessoas de Terceira Idade encontra-se certificada pela Norma NP EN ISO 9001 – Requisitos para Sistemas de Gestão da Qualidade, desde o ano 2013. 
Inicialmente ficou certificada pela Norma NP EN ISO 9001:2008 e, no ano 2016, foi feita a transição para a Norma NP EN ISO 9001:2015.
Em 2019 foi renovada a certificação, estando concedida até 2022.

A certificação de qualidade surge da necessidade de diferenciar serviços de excelência, apostando na melhoria contínua.
Para tal, destacamos como essencial:
  • Fomentar uma cultura de eficiência na instituição, orientada para os resultados, redução dos desperdícios e aumento dos ganhos; 
  • Reforçar os níveis de motivação, envolvimento e autonomia dos/as colaboradores/as; 
  • Reforçar a qualidade e competitividade dos serviços prestados, potenciando-se a cultura orientada para o/a cliente; 
  • Prestar serviços de qualidade, diferenciadores e inovadores, garantindo a sua divulgação para o exterior.


Política da qualidade – AFA


Compromisso Institucional

A Associação Fermentelense de Assistência a Crianças e Pessoas de Terceira Idade (AFA), tem como objetivo prestar serviços sociais e comunitários de excelência e promover a contínua satisfação dos/as seus/suas clientes, colaboradores/as, fornecedores, parceiros e associados, tendo por base uma perspetiva holística.


Excelência dos serviços – Satisfação plena dos clientes/utentes

A AFA aposta na excelência como forma de estar, concretizando em todos os serviços que presta à comunidade as capacidades/competências dos seus dirigentes e colaboradores/as na busca de soluções que permitam uma integração mútua de objetivos, visando antecipar necessidades e procurando exceder expetativas dos/as seus/suas clientes. A AFA promove a melhoria contínua dos serviços prestados, percecionando-a como uma ferramenta para fazer sempre o melhor, estando claramente recetiva às sugestões e mudanças, encarando-as como oportunidades e nunca como problemas.

Cidadania e comunicação

A AFA manterá um comportamento ético e responsável nas relações com os/as clientes, colaboradores/as, fornecedores, parceiros, órgãos governamentais, autarquias, comunidade e meio ambiente, através de um sistema de comunicação aberta, honesta, simples e consistente.

Qualidade dos recursos humanos

A AFA considera os/as seus/suas colaboradores/as como sendo o fator chave para atingir a excelência da Instituição. Assim, promoverá o trabalho em equipa, valorizando as contribuições individuais, incentivando a sua participação na análise, preparação e implementação de ações que visem a melhoria da Qualidade.

Inovação e Sustentabilidade

A AFA garante o cumprimento dos requisitos do SGQ, dos seus processos e dos Requisitos Legais e/ou Outros Requisitos aplicáveis à sua atividade, perseguindo de uma forma permanente e consistente a rentabilidade dos recursos de que dispõe numa ótica da sua melhoria contínua e eficiência. A AFA privilegia as parcerias no âmbito do desenvolvimento e investigação social de novos serviços.


Fermentelos, 4 de maio de 2015



Ana Cunha

Responsável da Gestão da Qualidade